O brasileiro tem a fama de deixar tudo para cima da hora, mais com certeza as mamães que ainda estão gravidinhas não desejam serem surpreendidas no grande dia. Então a sugestão é que por volta de 30 dias antes da data prevista para o parto seja ele normal o cesariana a mamãe deixe tudo separado e arrumado e perto de 1 semana para o nascimento tudo seja lavado com sabão neutro e bem enxaguado, evitando cheiros fortes e utilização de amaciastes e tudo que possa irritar o bebê, e além de ter essa atitude para não deixar para em cima da hora, o grande dia pode chegar mais cedo.
Por isso buscamos em alguns sites das melhores maternidades e fizemos um compilado do que julgamos mais importante do que as mamães não podem esquecer de levar de jeito nenhum para a maternidade.
Separamos por três títulos: para a mamãe, para o bebê e para o acompanhante.
E é claro que a mamãe pode levar outras coisas que julgar importante, esta é apenas uma lista não exaustiva do que seria importantíssimo não esquecer.

Para a mamãe
1) 3 ou quatro camisolas com abotoamento na frente
A mamãe precisará de algo confortável para dormir durante a internação e uma camisola macia e soltinha é uma boa opção. O ideal é que seja um modelo com abertura frontal para facilitar na hora de amamentar.
2) 2 sutiãs de amamentação com boa sustentação
O ideal que esteja preparada com alguns sutiãs de amamentação confortáveis e bem ajustados
3) 4 calcinhas largas
tenha várias calcinhas confortáveis e grandes o suficiente para usar com os absorventes pós-parto.
4) Par de chinelos
que sejam confortáveis e fáceis de tirar e pôr, vai te ajudar quando for andar pelo hospital. Que servira também para usar durante e após o banho .
5) Material de higiene pessoal
lenços, escova de cabelo, pente, desodorante, escova de dente, creme dental, sabonete, shampoo, condicionador, secador de cabelo, prendedor e elástico de cabelo. Aproveite e coloque um saco para roupas sujas.
6) Almofada de amamentação (opcional)
Não é essencial porém facilitará bastante a vida da mamãe
7) 1 pacote de absorvente geriátrico/pós parto
A maioria dos hospitais lhe fornecerá alguns, mas você pode querer levar mais apenas por precaução. É normal sangrar muito depois do nascimento e esses absorventes são mais macios e absorvem mais do que os modelos comuns. No começo, você pode precisar trocar os absorventes a cada uma ou duas horas, mas dentro de alguns dias, o fluxo começará a diminuir.
8) Papéis necessários a internação no hospital, identidade e cartão do convênio.
Tenha cópias de seus registros médicos à mão, para que seus médicos possam rever seu histórico médico com facilidade. Os hospitais pedem a sua identidade, cartões médicos e documentos de convênio, por isso, certifique-se de ter estes à mão.

Para o bebê
1) 5 a 6 mudas de roupa, por exemplo: conjuntos de pagão ou macacões e outros
As políticas do hospital sobre o que os recém-nascidos devem vestir podem variar, por isso, verifique o que levar com antecedência. Talvez você precise adicionar acessórios e mantas, além dos que o hospital oferece. Lembre-se: com relação ao macacão, é uma boa ideia escolher aqueles que são abotoados na frente.
2) 3 a 5 pares de meia
Os recém-nascidos podem ficar com frio facilmente, então, acrescente algumas meias e luvinhas apenas por precaução. Mesmo durante o contato pele a pele, seu recém-nascido pode usar touca e meias.
3) 4 a 6 cueiros
4) 3 a 4 mantas
5) 3 pares de sapatinho
6) 1 PACOTE DE FRALDAS DESCARTÁVEIS(tamanho RN )
7) 1 Escova macia
8) 3 a 5 pares de luvas

para o acompanhante.
1) Lanches e água.
O trabalho de parto pode dar sede até mesmo aos parceiros que estão dando apoio. Considere incluir alguns lanches e água, além de dinheiro ou cartão para as maquininhas de comida do hospital.
2) Celular, câmera fotográfica e/ou filmadora, além de carregadores e baterias.
Não se esqueça de levar um celular para ficar em contato com os entes queridos e para algum entretenimento durante os períodos de inatividade. A câmera será útil para tirar algumas fotos lindas. (Certifique-se de que o cartão de memória da câmera tenha bastante espaço livre).
3) Roupas.
O trabalho de parto é um processo imprevisível, por isso, uma muda de roupa é sempre uma boa ideia, já que você nunca sabe quanto tempo ficará no hospital.
4) Artigos de higiene pessoal.
Depois de um longo trabalho de parto, você pode precisar tomar uma ducha. A maioria dos hospitais oferece isso, mas é bom confirmar de antemão.
5) Travesseiro pequeno.
Você também pode querer descansar um pouco durante os períodos de inatividade.
6) Entretenimento.
Algo para fazer: livros, um tablet e um tocador de música são boas opções.
Neste momento capriche, a final seu bebê vai ser visto por muita gente e terá a atenção de todos a sua volta.